colgantes web
colgantes web

Promoção da autonomia pessoal - Oficinas para Idosos

A Direção Nacional de Políticas para os idosos do Ministério do Desenvolvimento Social da Nação - DINAPAM-,  a Obra de Pai Mario Pantaleo e o Centro Ibero-americano de Autonomia pessoal e Ajudas Técnicas da Organização Ibero-americana de Segurança Social - CIAPAT da OISS - convidam todos os idosos interessados a participar das oficinas, enviando um e-mail para cursos@ciapat.org ou por telefono ao 431-8510 (int. 116).

 

Cada Oficina tem uma duração de 8 encontros de 3 horas cada um

 

Começo da Primeira Oficina:   11 de novembro 2014

 

Começo da Segunda Oficina: Março 2015

 

Começo da Terceira Oficina: Maio 2015

 

Modalidade:

Oficinas participativas, teórico práticos dirigidos a 30 Idosos de cada um.

 

Fundamentação

 

A falta de autonomia e independência dos idosos restringe a possibilidade de participação e a contribuição que pode ser feita em sua comunidade. O desconhecimento dos direitos dos Idosos, e os estereótipos negativos que reproduzem as sociedades geram situações de discriminação, abuso e maus-tratos. Também os Idosos ao compartilhar deste imaginário acabam por crer nestes estereótipos, ou seja, eles próprios se percebem negativamente. Alguns dados não ajudam a localizar sobre a questão mais a fundo, já que o envelhecimento não é definido apenas a passagem inexorável do tempo. Nele estão diferentes variáveis sociais e culturais que podem influenciar a qualidade de vida dos idosos de forma positiva ou negativa.

 

Propósito

 

Conscientizar e refletir com idosos sobre os diferentes recursos tais como ajudas técnicas, adequação do habitat e acessibilidade, seu modo de uso e os benefícios obtidos em relação à qualidade de vida.

 

Objetivos

 

-Compartilhar informações e refletir com os idosos sobre a importância da adequação do habitat fornece ferramentas que facilitam o processo de ajustes do repouso incentivam o autocuidado, prevenção acidentes e riscos domésticos.

-Promover a utilização de ajudas técnicas, em função de melhorar a autonomia dos idosos

-Dar a conhecer os vários dispositivos e recursos de acessibilidade urbana, recursos de transporte, comunicação e turismo que permitem maior autonomia

 

Eixes Temáticos

 

- Idosos e seus direitos

- A tecnologia e os Idosos

- Desenho Universal, Acessibilidade e Adequação do Hábitat.